Estás à procura de dicas para manter a tua gravidez em segredo?
Eu ajudo-te! Que já passei por isso, duas vezes! Dica: encher uma garrafa de cerveja vazia com água . Mas não nos vamos precipitar.
É que é muito comum querer esconder a gravidez no início - normalmente durante o primeiro trimestre. Falaremos mais sobre isto abaixo, mas isto deve-se ao facto de o risco de aborto espontâneo diminuir após esta altura.
O problema é que esconder a gravidez quando, muitas vezes, parece que estamos super doentes pode ser bastante complicado!
Por isso, acompanha-me que vou dar todo o tipo de dicas para manter a tua gravidez em segredo no primeiro trimestre.
Porque as mulheres não contam que estão grávidas?
Poderás estar-te a perguntar porque é que as mulheres querem manter a gravidez em segredo - e essa é uma pergunta válida. Compreendo que mulheres diferentes tenham opiniões diferentes sobre este assunto, e isso é perfeitamente normal!
Não há uma forma certa ou errada de o fazer - é uma decisão pessoal que tu e o teu/tua parceiro/a devem tomar em conjunto.
Mas voltando ao motivo pelo qual as mulheres mantêm a gravidez em segredo. Cerca de 80% de todos os casos de perda gestacional ocorrem no primeiro trimestre (fonte).
Não estou a partilhar esta estatística como uma tentativa de te assustar. Partilho esta informação porque esta é essencialmente a razão pela qual muitas mulheres passam o primeiro trimestre, ou mais, antes de partilharem a notícia da gravidez.
Deves manter a tua gravidez em segredo?
Como é que podes decidir se deves manter a tua gravidez em segredo? Mais uma vez, esta é uma decisão pessoal que deve ser tomada principalmente por ti, com o contributo do/a teu/tua parceiro/a.
Não só não existe um livro de regras para este assunto, como também não existe uma forma certa ou errada de o fazer. Não ajuda nada, certo? A minha resposta sempre que alguém pergunta quando deve anunciar a gravidez é, normalmente, "Quando te apetecer!”
Eu sei que isso não ajuda muito te orientares na vossa decisão, mas é a verdade! Como és a pessoa que está a desenvolver e a carregar o teu bebé, és tu que deves decidir quando anunciar a tua gravidez.
Mas, para a ajudar a tomar essa decisão, se não conseguires decidir o que é melhor, faz a ti própria estas 4 perguntas:
Se eu disser a esta pessoa que estou grávida, isso vai aumentar ou diminuir a minha ansiedade? Sentir-me-ei bem com isso?
Se eu anunciar a minha gravidez nas redes sociais nesta altura, isso vai aumentar ou diminuir a minha ansiedade?
Se eu abortar, sinto que o facto de certas pessoas saberem da minha gravidez vai ajudar a minha situação (oferecendo apoio) ou piorá-la?
Como é que o meu companheiro se sente?
E lembra-te, cada situação e cada pessoa é diferente!
Muitas mulheres sentem-se à vontade para contar aos amigos mais próximos e à família antes das 12 semanas e, mais tarde, aos chefes, colegas de trabalho, redes sociais e a toda a gente durante a gravidez.
Algumas mulheres sentem-se à vontade para partilhar a sua gravidez com o mundo inteiro no momento em descobre. E está tudo certo!
Algumas mulheres não se sentem confortáveis em partilhar nada! Todos estes três cenários são perfeitamente normais e válidos!
1.Esconder a barriga
O momento em que a barriga aparece durante a gravidez depende de muitos factores diferentes. Mas, resumindo, há uma boa hipótese, especialmente se este for o teu primeiro bebé, de não teres de te preocupar em esconder a barriga no primeiro trimestre!
No entanto, se já tens filhos, se está à espera de gémeos, ou se tens um determinado tipo ou forma de corpo, isto pode ser algo em que tens de pensar quando tentares manter a tua gravidez em segredo. Nesta segunda gravidez, tive mesmo de me preocupar com isto que já tenho barriga desde as 9 semanas.
Como esconder a barriga?
A minha maior dica para manter a barriga escondida é usar roupas largas. Não sou nenhuma fashionista, mas parece que os vestidos e tops fluidos estão na moda, pelo menos por agora, por isso isto deve ser bastante fácil de fazer! Adiciona um pouco de fluidez ao teu guarda-roupa para manter qualquer suspeita afastada.
Se estamos na época do frio e/ou se gostas mais de usar calças de ganga, tenho uma dica para ti! Já ouviste falar do truque do elástico? Não?
É um truque tão simples, mas tão genial. Se quiseres usar mais alguns dias (ou semanas) tuas calças pré-grávida mas não consegues abotoá-las, experimenta o truque do elástico.
Basicamente, enrola-se uma extremidade do elástico à volta do botão das calças de ganga (ou das calças), passa-se a outra extremidade pela casa do botão e, em seguida, prende-se também essa extremidade ao botão.
Talvez pareça complicado, mas prometo que é muito simples, vai sair video na próxima semana! Fica atenta!
Outra boa dica para a estação de tempo mais frio é vestires-te em camadas. Vestir uma camisola ou um casaco bonito e largo pode fazer maravilhas para manter a barriga escondida!
2.Como esconder a gravidez quando estás exausta?
O meu desejo para ti é que ultrapasses a exaustão do primeiro trimestre, mas o meu palpite é que, a dada altura, vai acabar por se sentir. Houve dias, no início de ambas as minhas gravidezes, em que me questionei seriamente como é que ia conseguir passar o dia sem me ir abaixo. A situação melhora, e há-de passar - prometo.
O meu maior conselho para a exaustão do primeiro trimestre é não dar nas vistas nas primeiras semanas. Sei que isso pode não ser totalmente possível, especialmente se tiveres filhos mais velhos para cuidar ou tiveres compromissos tipo casamentos, eventos de trabalho, etc., mas tenta não te comprometeres com nada "extra", se possível.
Ser capaz de te manteres discreta durante as primeiras semanas ajudar-te-á a evitar ter de responder a perguntas incómodas e desnecessárias sobre o motivo do teu cansaço e dar-te-á algum tempo extra para descansar!
3.Como esconder a gravidez em ambientes quem que há álcool?
Este ponto é semelhante ao anterior. Uma forma simples de evitar suspeitas sobre o consumo de álcool é simplesmente evitar quaisquer eventos sociais em que o álcool possa estar envolvido durante os primeiros meses.
Compreendo que isto não é um problema para todas. Sei que há muitas pessoas que não consomem álcool e isso é ótimo - esta deve ser muito fácil para ti!
Mas para aquelas que gostam de beber um pouco de vinho, ou o que quer que seja, pensar em como te vais safar sem beber álcool ao pé dos teus amigos ou família pode provocar ansiedade.
Mais uma vez, sei que pode ser impossível evitar completamente todas as reuniões sociais, todos os amigos, todos os eventos durante três meses, por isso vou dar-vos algumas dicas adicionais sobre este assunto!
DICAS PARA MANTER A TUA GRAVIDEZ EM SEGREDO QUANDO HÁ ÁLCOOL:
Chegar mais cedo: Se te vais encontrar com amigos, colegas de trabalho ou com quem quer que seja num jantar ou num evento, pensa em chegar mais cedo para poder pedir um mocktail ou uma bebida sem álcool antes de qualquer outra pessoa chegar
Combina com o Sr. do bar: Aproveita esta oportunidade para contar o teu pequeno segredo à empregada de mesa ou ao barman (não precisas de lhes dizer que estás grávida, podes apenas dizer que não está a beber álcool) para que eles te possam ajudar!
Encher um copo vazio com água: Outro truque é encher uma garrafa de cerveja vazia com água. Podes ir à casa de banho e deitar a cerveja fora, ou pedir ao teu/tua parceiro/a que te dê a garrafa vazia e, discretamente, adicionar a bebida não alcoólica que escolheres.
Opta por uma bebida sem álcool: Por fim, existem muitas cervejas sem álcool e cocktail excelentes. Sinto que a maioria dos restaurantes a que fui recentemente tem um menu sem álcool bastante decente, por isso não te esqueças de o verificar também!
Diz apenas que não estás a beber: Não deves explicações a ninguém, mamacita!
4.Quando é que as náuseas aparecem?
Ah, os malditos enjoos... um sinal tão típico do início da gravidez. Basicamente, se tiveres entre 18 e 40 anos, fores mulher e sentires algumas náuseas, então deves estar grávida. Pelo menos é isso que a sociedade pensa, certo?
Esta é um pouco mais complicada de esconder do que algumas das outras. O mais fácil seria reduzir ao mínimo o tempo em que estás perto de outras pessoas para não teres de inventar uma desculpa para as náuseas e/ou vómitos.
É certo que ninguém te acompanhará à casa de banho, pelo menos é o que assumo, por isso é possível que não seja de caras.
Mas, por vezes, independentemente do que se tente, não há nada que consigas manter os enjoos matinais à distância.
As minhas melhores dicas e truques incluem:
Comer refeições mais pequenas e mais frequentes ao longo do dia, em vez de 3 refeições grandes
Manter sempre contigo compressas de álcool embaladas individualmente
Qualquer coisa com gengibre
Manter uma escova de dentes e pasta de dentes ytavel size na mala
Não sair de casa sem umas bolachinhas salgadas
Faixas de acupressão
Gelados
Tomar a tua suplementação à noite ou durante as refeições.
5.Esconder a gravidez quando existem filhos mais velhos
Dependendo da(s) idade(s) dos seus outros filhos, a tua estratégia para esconder a gravidez será provavelmente diferente. Se os teus filhos forem mais novos, por exemplo, crianças pequeninas, provavelmente ainda será bastante fácil inventar algo de improviso que eles aceitem.
"A mamã tem um bichinho na barriga" ou "A mamã não se está a sentir bem hoje". Frases como estas devem evitar que as suas pequenas mentes curiosas se questionem.
E sejamos honestas, tenho quase a certeza que a última coisa que passaria pela cabeça de uma criança de três anos nesta situação seria: "Oh, a minha mamã deve estar grávida, já que não se sente bem!"
Para miúdos mais velhos, no entanto, pode ser um pouco mais complicado inventar algo em que eles acreditem.
Podes sempre dizer-lhes que não te sentes bem. No entanto, dependendo da idade da criança e do seu grau de confiança, pode sentir-se à vontade para partilhar o segredo com ela, se ela for de confiança. Não é como o meu que é uma língua solta.
6.Ir às consultas
Felizmente, no início da gravidez, não tens consultas a toda a hora... como acontece no final. Podes esperar ter a tua primeira consulta pré-natal entre as 8 e as 10 semanas.
Dependendo do teu centro de saúde e de eventuais complicações, poderás ter outra antes de terminar o primeiro trimestre.
O maior problema das consultas, pelo menos para a maioria das pessoas, é ter de faltar ao trabalho. Mas, mais uma vez, as consultas nas fases iniciais da gravidez são bastante espaçadas, pelo que deves conseguir passar sem ter de te justificar.
Além disso, tenho quase a certeza de que é ilegal o teu chefe ou diretor fazer perguntas relacionadas com a saúde, por isso diz apenas "Tenho uma consulta" e pronto!
7.Esconder a gravidez quando fazes xixi de hora a hora
Infeções urinárias, sabes o que é? Isso vai certamente calar alguém rapidamente. Está bem, talvez não queiras ser assim tão "frontal", mas garanto-te que funcionaria 100% das vezes se o tentasses.
Mas, na verdade, ninguém tem nada a ver com o número de vezes que vais à casa de banho e com o que fazes na casa de banho. Qualquer pessoa que esteja a questionar as tuas idas à casa de banho é só intrometida.
Pode ser um pouco diferente se for um familiar próximo ou uma melhor amiga, a perguntar por preocupação genuína, caso em que podes decidir se te sentes ou não confortável em partilhar.
Mais ninguém deve estar assim tão preocupado com os teus hábitos de casa de banho para perguntar em voz alta. E se o fizerem - é perfeitamente apropriado e aceitável fazê-los corar um pouco ao dizer que estás a passar por um problema médico pessoal.
8.Considera confiar numa amiga
Pode ser uma boa ideia escolher uma amiga próximo ou um familiar para ser o teu aliado. Para além do/a teu/tua companheiro/a, escolhe alguém de confiança e alguém com quem preveja s passar muito tempo durante o primeiro trimestre.
Esta é especialmente uma boa ideia se planeias ir a algum casamento ou evento durante este período. Esta pessoa pode atuar como o teu "corredor de cocktail" disfarçado, pode ajudar a confiar a tua recente "doença", ou simplesmente manter as pessoas longe de ti!
Quer queiras espalhar a notícia no momento em que fazes o teste ou preferes esperar até que o primeiro trimestre (ou mesmo mais tempo) tenha passado para partilhar, espero que tenhas aprendido alguma coisa com este artigo.
O momento em que decides anunciar a tua gravidez é da tua inteira responsabilidade e não existe uma altura certa ou errada para o fazer.
Faz o que te faz feliz e com o que te sentes confortável.
Comments